Estão a chover livros no facebook

 

“Estão a chover livros” é a mais recente campanha de marketing da Editora Objectiva com o intuito de incrementar a notoriedade da marca no Facebook. O principal objectivo é reposicionar a editora nesta rede social, comunicando de forma mais próxima com os seus leitores, promovendo os seus títulos com maior dinamismo e alargando, desta forma, o seu público-alvo nos utilizadores desta rede social.

Na concepção estratégica desta campanha, a ABE considerou crucial manter o espírito da comunicação dentro dos valores da proximidade e qualidade reconhecidamente associados à marca estimulando um diálogo horizontal da Editora Objectiva com os seus seguidores e assumindo claramente nos seus autores publicados o seu capital mais valioso. A Editora Objectiva é parte do grupo Santillana que está presente em 22 países de língua portuguesa e espanhola. Em Portugal, é responsável pela edição de vários autores internacionais como Julian Assange, Nelson Mandela, Stéphane Assel e Ingrid Betancourt. Entre os autores nacionais, edita nomes como Valter Hugo Mãe e Ricardo Adolfo, e outras personalidades como Manuel Luís Goucha, Ana Bola, Otelo Saraiva de Carvalho e Helena Sacadura Cabral.

Na delineação da campanha foram consideradas duas tipologias de públicos distintas para os quais se comunica diferenciadamente mas de forma integrada. Para o público que mantém uma relação de reconhecimento meramente superficial da marca foi criada uma landing page no Facebook estimulando a proximidade na relação e a sua fidelização.

Paralelamente, decorre uma segunda campanha dedicada aos seguidores com uma relação próxima e com convicção pela marca. Os seguidores da página são convidados a enviar uma frase incluindo a expressão "Editora Objectiva" clicando na página dedicada ao passatempo. Os quatro melhores comentários ganham um exemplar de todos os livros que a Objectiva publicar até ao final do ano. Nesta perspectiva de comunicação integrada, os seguidores são convidados a participar no processo de branding.

publicado por B.A. às 11:21 | link do post | comentar